arghi transporte de qualidade

Saiba como funciona o serviço de transporte de cargas especiais. Boas práticas e cuidados na hora de contratar o melhor serviço para suas entregas.

O que são cargas especiais

Todo tipo de carga que exija cuidados especiais ou específicos, sejam estes determinados por legislação própria ou não. Por exemplo, vidros, produtos frágeis, produtos de dimensões fora do padrão que uma pessoa pode carregar, produtos com controle de temperatura (medicamentos, vacinas), utensílios e equipamentos cirúrgicos, entre outros.

São cargas que necessitam de uma atenção e tratamento especial, além do comum. Você sabia que frascos de vidro só podem ser transportados acondicionados em engradados de madeira? Sabia que vincos na caixa externa de certas embalagens podem comprometer o produto para venda? Portanto, para cada situação e tipo de produto,é preciso uma atenção especial. 

A Arghi é uma empresa que busca entender as necessidade de cada cliente para oferecer as melhores alternativas para o cuidado do seu produto. Trabalhamos de forma preventiva para que problemas sejam evitados, sempre!

Documentação e Certificações

certificacao anvisa

A documentação para regularizar uma empresa de transportes varia de acordo com o perfil e a localização geográfica da empresa, mas alguns documentos são obrigatórios.

Sem estes documentos, qualquer serviço realizado está sujeito a multas e apreensões, tanto da carga quanto do veículo. Portanto, aqui vai uma dica: exija as documentações, visite a estrutura da empresa e, posteriormente, trate dos preços e do tipo de serviço que você busca para não ser pego de surpresa.

Além disso, há também as certificações especiais, regulamentadas por órgãos específicos. Verifique se o seu produto pertence a alguma categoria com legislação própria para o transporte.

Para realizar o transporte de medicamentos e produtos regulamentados pela ANVISA, por exemplo, a empresa de transporte precisa apresentar uma série de documentações. Elas variam de acordo com o procedimento de cada empresa e seu responsável técnico.

Inclusive as mesmas exigências são feitas pelo transportador para com seu embarcador. Trata-se de uma colaboração mútua que deve ser encarada como normal e pertinente. 

Estas são algumas das exigências comuns antes da aprovação do cadastro de transportadora parceira:

  • Autorização de Funcionamento (ANVISA / Ministério da Saúde);
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Inscrição Estadual (IE);
  • Certificado ou Termo de Regularidade Técnica;
  • Licença Sanitária Municipal;
  • Questionário de Avaliação do Fornecedor;
  • Certificado de Desinsetização da empresa e veículos;

Veículos próprios e adaptados

Quando visitar a transportadora que você deseja utilizar, não deixe de verificar a frota que irá atendê-lo. Algumas características podem dizer muito sobre o serviço que você deseja contratar, como por exemplo:

  • Como é a aparência do veículo? (dentro e fora da cabine);
  • O veículo possui rastreador (fundamental para a questão de seguro);
  • O baú é isotérmico ou refrigerado? Possui forro, ou ferro aparente, cordas? Está limpo e/ou possui manchas? (de acordo com a necessidade de seu produto);
  • Qual a idade média da frota? Está vazando óleo? (o vazamento de óleo é um péssimo indício de que o veículo pode não ser bem cuidado, não realiza manutenção preventiva);
  • Veículo foi desinsetizado e possui datalogger? (um veículo desinsetizado possui o certificado, geralmente visível na parte interna da porta do baú, e um datalogger, que monitora e/ou controla a temperatura do baú. Estes são sinais de boas práticas em transportes, mas não deixe de verificar o que diz o POP destinado ao veículo);

Acima listamos alguns pontos a serem verificados. Porém, vale lembrar que para conseguir as autorizações da ANVISA, a empresa transportadora precisa possuir veículos próprios e adaptados, isotérmicos e/ou refrigerados, adequados ao transporte de medicamentos.

Manual de Boas Práticas e POP

O Manual de Boas Práticas e o Procedimento Operacional Padrão são documentos importantes, que norteiam as práticas diárias e a organização dos processos como um todo numa empresa de transporte de cargas especiais.

Acondicionamento

Tão importante quanto o acondicionamento da mercadoria é o peso e dimensões das caixas. É claro que essa questão foge do controle do transportador, pois na maioria das vezes o material já está pronto e embalado para transporte. São dois aspectos: 

  1. Não deixe de informar peso (kg) e dimensões das embalagens (cm). Eles podem ser determinantes no valor final do transporte. A diferença entre o peso real x peso cubado, varia no transporte aereo e rodoviario, mas você sempre irá pagar sobre aquilo que for maior. Portanto, é uma informação fundamental.
  1. Outro ponto importante é a questão de ergonomia. Existem variações no que diz respeito à norma, porém, para transportes em geral define-se um peso máximo por caixa em torno de 30kg, aquilo que é possível carregar. Para pesos maiores, o melhor a se fazer é distribuir o conteúdo em várias embalagens ou paletizar a mercadoria para que ela possa ser movimentada por uma empilhadeira. 
arghi acondicionamento

Prazos

A definição dos prazos de entrega é um ponto de muita atenção na hora de selecionar o serviço de uma transportadora. Isto porque muitas empresas oferecem prazos que não são capazes de garantir, dependendo de outras entregas para efetivar o serviço. Este é o sistema conhecido como consolidação de cargas.

Quando você precisar garantir que uma entrega chegue ao destino no prazo determinado, fuja de empresas que dependem da consolidação.

Embora os valores possam parecer atrativos, o fato é que você estará contando com a sorte. O transporte de cargas especiais não deve depender da consolidação de carga. Ao contrário, deve ter seu itinerário próprio, capacidade de rastreamento em tempo real e autonomia para contornar eventuais obstáculos.

Apólice de Seguro

O transporte de cargas é uma atividade sujeita a riscos e imprevistos. Assim, por maior que seja o cuidado e o rigor dos processos, podem acontecer incidentes.

Por isso, todas as transportadoras precisam possuir sua própria apólice de seguros, com a cobertura apropriada para o ressarcimento dos valores transportados.

Verifique se a empresa contratada possui cobertura própria, com seguradora confiável. Nenhuma empresa séria opera com cargas especiais sem possuir uma apólice que ofereça garantias para sua operação. 

Preço vs qualidade

Na hora de comparar tabelas de preços, cuidado: verifique quais os serviços estão sendo oferecidos. Para garantir que as especificações no transporte de suas entregas sejam seguidos do início ao fim e dentro dos prazos acertados, a transportadora precisa ter a infra-estrutura e os processos adequados, e isto pode custar um pouco mais.

Lembre-se de que muitas empresas operam no sistema de consolidação de cargas, e se comprometem com prazos que não podem, de fato, garantir.

Verifique a empresa como um todo. Afinal, sabemos que é a forma de trabalhar que determina a capacidade da transportadora para entregar o serviço vendido.

Experiência no mercado

Ninguém melhor para falar sobre os serviços de uma empresa do que aqueles que conhecem e utilizam esses serviços, não é mesmo?
Neste mercado tão competitivo, apenas as empresas que se diferenciam permanecem por algum tempo no mercado. Verifique há quanto tempo a empresa realiza o transporte de cargas especiais, o perfil de seus clientes e com quais categorias de produtos a empresa está habilitada a trabalhar.

Conclusão – contratando o melhor serviço para sua entrega

Há momentos em que precisamos de parceiros confiáveis que ofereçam segurança para nossos projetos. Quando o assunto é transporte de qualidade, é preciso procurar empresas sérias, com histórico de qualidade, a experiência e a infra-estrutura apropriadas para esta atividade.

Nestas horas, o melhor caminho é se informar. Procure conhecer a experiência e a reputação da empresa, além das certificações e apólices necessárias.

É fundamental também se informar quanto à existência de legislação própria para o transporte de seus produtos. Há diversas categorias de produtos regulados por órgãos específicos, como medicamentos, produtos corrosivos, produtos altamente inflamáveis e outros. Informe-se antes e verifique as autorizações necessárias antes de contratar. Transporte de cargas especiais é coisa séria!

Na Arghi, realizamos o Transporte de Cargas Especiais, inclusive de medicamentos e produtos biológicos, há mais de 23 anos. Fazemos entregas aéreas e rodoviárias em todo o território nacional, com a qualidade e a segurança que sempre marcou nossos serviços. Visite nossa sede em São Paulo!

Fale com um de nossos consultores descubra como oferecer a melhor entrega para seus produtos, com o melhor serviço para seus clientes:

Botao Fale Conosco