Consolidação de cargas - entenda o que é isso

Sabe por que uma entrega rápida pode custar muito mais caro do que uma entrega com maior prazo, para o mesmo destino? Porque um prazo maior permite que a transportadora reduza custos através da consolidação de carga. 

As despesas com logística correspondem a 12,37% do faturamento das empresas, segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral. Por isso, muitas vezes, o valor de distribuição do produto pode chegar a ser mais caro que o próprio produto em si. Lembrando que as dimensões continentais do Brasil, atreladas com a malha de distribuição deficiente, ajudam a encarecer a operação de transporte, seja qual for o modal.

Consolidação de carga – o que isso significa?

A consolidação de cargas é uma prática muito comum no vasto mundo do transporte, que visa otimizar viagens e reduzir custos. Porém, é fundamental ter o entendimento do impacto que essa atitude pode ter ou não no nível de serviço que você precisa ou espera de uma transportadora parceira.

Consolidar cargas significa reunir as mercadorias de dois ou mais clientes para aumentar a rentabilidade da operação de um transportador. Claro que isso só é possível quando o destino das encomendas são para uma mesma localidade. Portanto, quanto mais volumes e consequentemente peso uma transportadora tiver para levar em suas viagens, melhor será sua negociação tarifária e sua rentabilidade.

Como a consolidação de carga funciona, na prática

A eficiência é muito importante para a rentabilidade das empresas de logística. Porém é importante compreender como estas empresas funcionam e buscar a melhor solução para o seu contexto.

Uma transportadora oferece uma tabela de preços baseada no histórico que já possui. Assim ela consegue estimar sua rentabilidade e até que ponto sua tarifa para qualquer destino pode chegar. Dessa forma, consegue baixar seus preços a fim de trazer mais clientes para sua carteira e assim, cada vez mais, ter ganhos com isso.

Qual o aspecto positivo e negativo da consolidação de cargas?

Pelo lado positivo, fundamentalmente está o preço. Se sua operação não necessita de extremo controle e garantias de prazo, se sua mercadoria pode ser manipulada junto a outros materiais incompatíveis, com certeza você deve buscar uma empresa que opere assim.

Porém, se o prazo é algo fundamental, se a confiança naquilo que foi acordado precisa ser total, desconfie de empresas que dependem da prática de consolidação de cargas em seus processos.

Se o seu projeto precisa de prazos rígidos, cuidados com embalagem e manuseio ou certificações específicas, você deve procurar outro tipo de serviço – o Transporte de Cargas Especiais

A maioria dos problemas das empresas hoje em dia acontece por conta dos prazos de entrega, principalmente. “O parceiro me prometeu que entregaria nossa encomenda em tal cidade em 48h, mas demorou cinco dias”. Veja bem: o prazo não foi possível de ser cumprido, pois sem mercadorias para consolidar seu envio, seria um grande prejuízo realizar a sua entrega de forma “dedicada”. Então começam as desculpas para justificar o atraso.

Como fugir deste tipo de atitude

Consolidar cargas não é um crime, muito menos algo incorreto. Trata-se de uma prática comum, embora não utilizada por todas as empresas. O problema é quando você precisa cumprir os prazos mas acaba selecionando o serviço apenas baseado no menor preço. Se quiser o menor preço, não espere o melhor serviço, pois quando menos esperar, isso poderá prejudicar a sua operação. 

Nenhum transportador se vende como consolidador de cargas, não faz sentido. Mas desconfie de preços muito baixos. Uma forma de fugir desse tipo de atitude é sendo extremamente rigoroso com a questão de prazo e até mesmo questionando o quanto a consolidação de cargas envolve os processos de sua transportadora parceira. Caso os sinais de atraso sejam constantes, você já sabe o que está acontecendo.

Encontre sua transportadora de qualidade

A Arghi é uma empresa que trabalha pontualmente para cada cliente. A consolidação de carga pode ocorrer eventualmente, porém nosso processo e conceito de trabalho não é dependente desta prática, de forma alguma. Entendemos e acreditamos que o mais importante é o compromisso que firmamos com nossos clientes e, para isso, o prazo de entrega é um dos aspectos mais importantes do nosso negócio.

Conclusão

Concluindo, quando o mercado está aquecido e a todo vapor, muitas vezes passa despercebida a questão da consolidação de cargas. Mas em um momento de retração isso começa a ficar muito visível pois os problemas começam a aparecer, principalmente atrelados a prazos de entrega, que estão diretamente ligado a consolidação. 

Lembre-se que, o foco da consolidação é redução de custos e aproveitamento de espaço, portanto se a empresa não tem preenchimento de espaço, impossível ela ter redução de custos.

Existem operações que precisam de um serviço dedicado, de atenção, de um cuidado maior, outras nem tanto. Assim, é fundamental que você seja criterioso com sua necessidade e entenda que nem tudo está atrelado a preço. Se para diversos setores da economia, serviço está atrelado a geração de valor, no transporte não pode e não é diferente.

A Arghi realiza serviços de transporte aéreo e rodoviário para todo o território nacional, há mais de 23 anos. Para conhecer melhor o nosso trabalho, agende uma conversa com nossos consultores:

Botao Fale Conosco