Transportadora de qualidade

Tudo que você precisa avaliar na hora de escolher sua transportadora parceira. Transporte de cargas e logística com qualidade é um serviço de confiança – entenda como encaramos essa missão há mais de 23 anos na Arghi.

Transporte de cargas

O transporte de cargas e logística é uma atividade profissional sujeita a uma série de normas e regulamentações. Desde o frete pontual até o contrato mensal, desde a entrega mais simples até o transporte de produtos químicos e biológicos, existem manuais de conduta, procedimentos padrões e boas práticas.

Entregas com Qualidade

Além disso, existem centenas de empresas no mercado, porém a oferta de serviços é bastante diversificada, dificultando na hora de selecionar o melhor parceiro.

Para quem contrata, pode parecer confuso, mas existem transportadoras de vários tipos, e é justamente isso que vamos esclarecer neste artigo!

Transporte com Qualidade

Você precisa garantir que sua entrega chegue no prazo? Precisa de cuidados especiais na embalagem e manuseio do material a ser transportado? E o rastreamento desta entrega é confiável e acessível em tempo real?

Muitas vezes, quem contrata serviço de transporte procura o melhor serviço com o menor preço. Na realidade, é uma escolha que precisamos fazer. Podemos ter o melhor carro pelo preço de um veículo popular? Já pensou em viajar de primeira classe em uma cia aérea pelo preço de classe econômica? 

Na maior parte das vezes, só podemos contar com 2 das 3 qualidades: rápido, bom e barato. Vamos lá: se um serviço é rápido e bom, não pode ser barato; se for rápido e barato, não poderá ser bom e finalmente se o serviço for bom e barato, com certeza não será rápido. Funciona mais ou menos assim:

Bom rapido e barato
Selecione o serviço desejado

Portanto, quando for contratar um serviço de transporte veja a necessidade crucial para o sucesso da sua operação. Se um rastreamento efetivo, com controle e rigidez é fundamental para o sucesso do seu trabalho, verifique as razões para a diferença no preço entre os concorrentes. Quando o assunto é Transporte de Qualidade, o barato pode sair muito mais caro do que o planejado.

Transporte de Cargas Consolidadas

Você conhece o conceito de Consolidação de Carga? Trata-se de um processo desenhado para otimizar o uso do espaço e dos meios de transporte barateando assim os custos. Em geral, um frete de carga consolidada reúne volumes de diversos clientes, destinados a uma mesma localidade ou região. Assim, os custos são divididos entre um número maior de contas, reduzindo o valor final por entrega.

As grandes transportadoras – empresas enormes, com frotas pesadas e grandes centros de distribuição – costumam trabalhar com consolidação de cargas. Mas afinal, contratar este tipo de serviço é sempre o mais adequado para as suas necessidades?

Utilizar os serviços de empresas que fazem transporte de cargas consolidadas pode representar economia de custos. Por isso, este tipo de serviço é indicado para empresas que precisam contratar fretes para capitais e grandes cidades com frequência e podem arcar com prazos de entrega maiores ou variados. Afinal, o transportador precisa receber e acomodar volumes vindos de diversas partes, o que pode levar dias ou até semanas dependendo do tipo de veículo e trajeto.

Cuidado com a consolidação de cargas disfarçada!

Quando sua entrega precisa de maior controle e os prazos precisam ser respeitados, tome cuidado com empresas que trabalham apenas no formato de consolidação de cargas. Procure se informar!

É claro que qualquer empresa deve procurar otimizar seus processos e reduzir custos sempre que possível. Portanto, é de se esperar que qualquer transportadora procure, quando possível, reduzir seus custos e aumentar sua margem por meio de consolidação de cargas ou otimização de rotas e veículos.

O problema é quando essa atitude coloca em risco os compromissos de seus clientes. Uma transportadora é contratada para trazer soluções e não para gerar problemas. Isso desgasta a relação comercial e tira o foco de trabalho daquele que contrata um prestador de serviço em quem confiar.

Verifique se a empresa está pronta para garantir os prazos que oferece. Desconfie de preços muito abaixo dos praticados pelas empresas que você conhece e que têm qualidade. Muitas vezes o baixo custo esconde este tipo de atitude, e quando a consolidação não ocorre no período desejado, quem paga a conta é a sua entrega.

Carga Consolidada
Entregas aguardando consolidação do frete

Se o prazo da sua entrega é curto e o custo de um eventual atraso é elevado, atente para os processos e garantias fornecidos pela transportadora. Neste contexto, fuja da consolidação de carga e verifique como funciona o rastreamento das suas entregas. Em resumo, procure uma transportadora comprometida com as suas necessidades e tenha mais que um prestador de serviço e sim um verdadeiro parceiro!

Transportadora de Cargas Especiais

Entre as centenas de operadoras na área de logística e transportes, há um seleto grupo de empresas que primam pela qualidade na prestação deste serviço. Afinal, quando falamos em transporte de cargas especiais, contamos com processos documentados e supervisionados, controles rígidos, certificações e garantias.

Arghi

Quando a entrega é de grande importância e responsabilidade, vale contar com a expertise de empresas especializadas no Transporte de Cargas Especiais, como a Arghi.

São muitos os casos em que este tipo de serviço, mais seguro e personalizado, é necessário. Medicamentos ou equipamentos cirúrgicos, material biológico, equipamentos de filmagem e outros são alguns exemplos. Afinal, imagine o transtorno causado pelo atraso de uma entrega para um centro cirúrgico. Ou o mal-estar em ser surpreendido com uma reclamação de seu cliente quando a transportadora não sabe informar quando aquela entrega atrasada vai acontecer.

Estas são situações que podem ser evitadas com a contratação de uma Transportadora de Cargas Especiais, como a Arghi. Nosso Manual de Boas Práticas é composto de procedimentos (POP) que norteiam a forma de trabalho da empresa. Assim, podemos assegurar o controle sobre os processos e atender diferentes tipos de necessidades logísticas com informação em tempo real.

Em resumo, quando sua entrega está sob nossa responsabilidade, o cuidado com o material e o controle da informação são nossa prioridade máxima. Por isso há mais de 2 décadas, atendemos empresas em todo o território nacional.

Também atuamos em outros segmentos, porém, mais do que isso, acreditamos na receita que tem dado certo junto a diversos parceiros de longa data: a confiança no serviço de qualidade que prestamos!

Transportadoras de medicamentos e produtos PARA A SAÚDE

O setor farmacêutico é um dos que mais movimenta cargas transportadas com cuidados especiais. Afinal, medicamentos, insumos, vacinas e produtos para a saúde exigem uma série de cuidados e procedimentos que garantem a segurança do consumidor final e precisam ser cumpridos durante todo o processo de transporte.

A responsabilidade pelo acondicionamento apropriado de materiais regularizados pela ANVISA é grande, e a empresa transportadora deve proporcionar o devido controle dos seus processos internos para que o receptor final possa utilizar os materiais com segurança.

Transportadora de Medicamentos

Por isso existem certificações obrigatórias para empresas que realizam este tipo de transporte. Afinal, as empresas certificadas estão capacitadas para o correto manuseio e cuidados com estes materiais.

O cuidado na separação dos produtos, para evitar erros, tanto na entrega quanto nos embarques e o rastreamento em tempo real, além da capacidade técnica de antecipar obstáculos, comunicar eventuais imprevistos e buscar a resolução antecipada de problemas são outros diferenciais ainda mais importantes no transporte de cargas especiais. Por isso, quando falamos em transporte de medicamentos, é fundamental trabalhar com empresas especializadas e experientes neste tipo de serviço.

Certificações Anvisa para Transportadoras

Procure os selos da ANVISA nos sites e nas sedes de sua transportadora parceira. As licenças e autorizações devem estar visíveis e atualizadas.

Antes de contratar uma empresa parceira para realizar o transporte de produtos regulamentados pela ANVISA, é fundamental verificar se as certificações estão em dia.

Não contrate os serviços de empresas não autorizadas, pois em caso de fiscalização sua entrega pode ser confiscada. Além disso as certificações garantem a capacitação da empresa para realizar a acomodação e o transporte de forma adequada durante todo o processo.

Outras Licenças e Autorizações para Transportadoras

Além das licenças e autorizações sanitárias, existem outras exigências que você deve verificar junto à sua Transportadora de Cargas Especiais. Dependendo da carga a ser transportada, pode haver licenças específicas. Por exemplo, o transporte de substâncias corrosivas, explosivos ou substâncias altamente inflamáveis, pode exigir o cadastro junto à Polícia Civil ou Federal.

É fundamental enviar a Ficha FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) que é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme NBR-14725-4, para que seja verificado as exigências para transporte de seu produto.

Outros tipos de transportes de cargas especiais

Não são apenas os produtos e substâncias regulamentados pela ANVISA que exigem grande cuidado no manuseio e transporte. Há diversos outros setores que precisam deste tipo de serviço em suas atividades. Por exemplo, o transporte de equipamentos de audiovisual, obras e instalações artísticas, equipamentos esportivos de alto rendimento e até mesmo documentos em papel, por seu valor histórico ou contratual.

Outro exemplo comum é o transporte de laptops e computadores de uso pessoal. Quando do embarque de um produto que contenham Bateria de ION Lítio, a partir de 30/04/2012 devem seguir acompanhadas de uma declaração de embarque de produtos eletrônicos. Esta instrução é requisito de Regulamentação (ICAO/ANAC/IATA) desde 2009 e, desta forma, deve ser aplicada como determinado para evitar possíveis atrasos nos embarques e/ou penalidades impostas pela Agência Reguladora (ANAC).

Mesmo para o transporte de produtos considerados comuns, existem normas de cuidado e segurança a serem seguidos. Por exemplo, recipientes de vidro não podem ser transportados sem um engradado de madeira para protegê-los. Há também produtos cujas embalagens, se danificadas podem inviabilizar a sua venda. Ou seja, há muitas situações em que o transporte exige cuidados especiais, o mais importante é contar com uma transportadora parceira que saiba como oferecer os melhores serviços.

TRANSPORTE DE MATERIAIS PROMOCIONAIS

Materiais promocionais ou campanhas de lançamentos de produtos, são um bom exemplo de ações que dependem de um cuidado especial e os departamentos de marketing das empresas que utilizam desse tipo de serviço precisam de um transportador para atender essa demanda com capacidade e compromisso. Já pensou um representante comercial ficar sem seu material de apoio por falta de zelo da transportadora ou operador logístico? Procure uma transportadora especializada nesse tipo de serviço como a Arghi.

Manual de Boas Práticas para transportadoras

Para obter as autorizações da ANVISA, a empresa transportadora deve seguir seu próprio Manual de Boas Práticas e supervisionar a execução do POP – Procedimento Operacional Padrão. Na Arghi, são estes documentos que guiam nossos treinamentos e os processos executados diariamente. Portanto, nossos colaboradores são todos treinados e cobrados de acordo com os procedimentos descritos.

acondicionamento

O MBP é um documento interno da empresa e por isso não deve ser tornado público. Porém, é importante que ele esteja disponível e de fácil acesso para todos os colaboradores, pois representa na íntegra suas atividades internas.

Apólice de Seguro da transportadora

Quando falamos em transporte de valores, como dinheiro em cédulas, jóias ou metais preciosos, estamos falando de um tipo específico de empresas de transporte e segurança. São empresas que contam com frotas de carros fortes e escoltas armadas, treinados para realizar este tipo de serviço.

No entanto, mesmo que sua entrega não se enquadre nesta categoria, é possível que o valor em dinheiro da carga transportada seja alto. Por isso, é fundamental verificar a Apólice de Seguro da sua transportadora. Além de roubos e furtos, acidentes e atrasos também podem ocasionar a perda ou extravio de materiais valiosos – e neste caso, a transportadora poderá contar com a seguradora para que o seu ressarcimento seja realizado sem maiores transtornos.

Soluções Preventivas em logística

Quando falamos em transporte de cargas, a ação preventiva é muito importante. Para isso existem alguns materiais que são comumente utilizados para trazer segurança e/ou evitar avarias e extravios. Alguns deles são: sacos de ráfia e lacres de aço, reforço na etiquetagem das caixas para evitar curiosidade de aberturas indesejadas, caixas de isopor, plástico bolhas, etiquetas de “frágil” e “este lado para cima” ou “face superior nesta direção”, entre outras.

A Arghi é uma empresa que utiliza esses tipos de soluções sem trazer custos a mais por esse tipo de processo aos seus clientes, ou seja, uma empresa parceira sempre e comprometida com o sucesso das operações de seus clientes.

Rastreamento das entregas

Rastreamento de Entregas

O sistema de rastreamento é um dos diferenciais que você deve verificar na hora de comparar os serviços de diferentes empresas de transportes. Um sistema completo significa maior controle e acesso às informações em tempo real.

Na prática, um sistema de rastreamento eficiente possibilita agilidade na identificação, prevenção e resolução de eventuais problemas. Portanto, um bom rastreamento consegue minimizar os riscos de atrasos e outros problemas com suas entregas. Além disso, a documentação dos processos e o registro de cada etapa permitem a verificação posterior dos prazos e responsáveis, facilitando o consenso entre as partes.

Na Arghi, temos como um de nossos principais diferenciais competitivos o Rastreamento Inteligente das Entregas. Nossos processos permitem o acesso direto aos responsáveis por cada etapa, garantindo a resolução mais rápida de eventuais ajustes, evitando contratempos, atrasos e custos adicionais que fazem parte de um processo de transporte.

Intercâmbio de Dados Eletrônicos – EDI

Dados Eletronicos

O Intercâmbio de Dados Eletrônicos (EDI) é garantia de qualidade nos processos de troca de informações via arquivos do tipo .xml ou .txt. A conexão é realizada através de integração desenvolvida de forma customizada para as necessidades de cada cliente.

A Arghi está apta a realizar qualquer integração que nossos clientes necessitem na troca de informação de dados, por meio do layout do modelo de nossos clientes. Por meio de desenvolvimento sistêmico de TMS (Transportation Management System) , conseguimos entregar essa solução em curto espaço de tempo.

Transportadora de qualidade para o comércio eletrônico

O comércio eletrônico, ou e-commerce, é uma das atividades econômicas que mais crescem no Brasil, com taxas de crescimento elevadas, mesmo em anos de baixo crescimento econômico. Por isso, naturalmente surgiram empresas especializadas no atendimento a este tipo de demanda.

Naturalmente, uma boa parte deste mercado trabalha com entregas consolidadas, pois buscam o menor preço, sem grande preocupação com os prazos e qualidade do serviço prestado. No entanto, empresas que atuam vendendo produtos diferenciados procuram oferecer o melhor para seus clientes. Então, para entregar um serviço de qualidade também na hora da entrega, procuram empresas especializadas no Transporte de Cargas Especiais.

Entre os diferenciais oferecidos para o e-commerce estão os prazos, o rastreamento das entregas, o cuidado e controle sobre todo o processo e a gentileza no trato com o cliente final.

Não esqueça de consultar seu parceiro ou transportadora a respeito dos preços para distribuição dos seus produtos. As vezes, o valor da entrega pode ser mais caro que o valor do seu produto. Por isso, converse com uma transportadora como a Arghi que pode lhe auxiliar na composição do seu preço final. Esse custo deve ser repassado ao seu cliente, caso contrário, sua percepção de que o serviço de transporte dos seus produtos é ou pode ser caro, não será culpa da sua transportadora.

Transportadora de abrangência nacional

O transporte de longas distâncias, aéreo ou rodoviário, exige a contratação de empresas capacitadas para este tipo de serviço. Isto porque, as empresas que oferecem cobertura mais ampla, em geral contam com parcerias estratégicas. Assim, podem oferecer a segurança e a agilidade necessária para alocar os veículos adequados e os profissionais adequados, mesmo em regiões distantes e fazer sua mercadoria chegar em qualquer lugar do Brasil.

Veja abaixo a localização estratégica dos parceiros da Arghi pelo Brasil:

Transportadora nacional
A Arghi atua em todo território nacional

Transporte aéreo de cargas

Transporte Aereo de Cargas

O Transporte Aéreo de Cargas possui rígidas normas e regulações. O manuseio e embarque de volumes nas aeronaves é controlado de perto por agentes e funcionários dos aeroportos, em diversas etapas antes, durante e após os voos.

A Arghi possui um relacionamento de anos com as companhias aéreas parceiras, com a proximidade necessária para fazer com que as operações de distribuição de nossos clientes aconteçam mesmo em momentos de adversidades.

Transporte rodoviário de Cargas

Transporte Rodoviario de Qualidade

O Transporte Rodoviário de Cargas é regulado por normas e procedimentos passíveis de fiscalização e multa. Existem barreiras fiscais na transferência de um estado para outro e isso pode comprometer o trajeto da sua mercadoria caso haja irregularidade de um produto no meio de tantos outros no baú de um caminhão.

Além disso, em trajetos nacionais é importante atentar para a documentação e o recolhimento dos impostos devidos.

Antes de contratar o serviço, procure verificar a frota da empresa. Alguns pontos importantes são:

  • Como é a aparência do veículo? (dentro e fora da cabine);
  • O veículo possui rastreador (fundamental para a questão de seguro);
  • O baú é isotérmico ou refrigerado? Possui forro, ou ferro aparente, cordas? Está limpo e/ou possui manchas? (de acordo com a necessidade de seu produto);
  • Qual a idade média da frota? Está vazando óleo? (o vazamento de óleo é um péssimo indício de que o veículo pode não ser bem cuidado, não realiza manutenção preventiva);
  • Veículo foi desinsetizado e possui datalogger? (um veículo desinsetizado possui o certificado, geralmente visível na porta do baú, e um datalogger, que monitora e/ou controla a temperatura do baú. Estes são sinais de boas práticas em transportes, mas não deixe de verificar o que diz o POP destinado ao veículo);

Conhecendo os produtos a serem transportados e suas respectivas categorias, você poderá cobrar da empresa transportadora as adequações necessárias para o serviço.

CONCLUSÃO: COMO ESCOLHER SUA TRANSPORTADORA DE CARGAS ESPECIAIS

Como vimos, existem no mercado centenas de empresas de logística, transporte e frete e mercadorias. No entanto, tratam-se de empresas que atuam de forma diferente, oferecendo serviços que nem sempre podem ser comparáveis.

Por isso, é importante compreender qual o tipo de serviço você precisa e qual está sendo oferecido. Afinal, como vimos, transporte de cargas especiais é coisa séria!

Empresas que trabalham com o sistema de consolidação de carga, por exemplo, dificilmente podem oferecer a mesma segurança do que empresas especializadas no Transporte de Cargas Especiais. Não se iluda! Além disso, é preciso tomar cuidado com empresas que não informam corretamente seus clientes sobre a consolidação de suas cargas.

Para escolher corretamente uma Transportadora de Cargas Especiais, é fundamental atentar para alguns critérios objetivos. Por exemplo, o tempo de atuação no mercado, os clientes, áreas de atuação, certificações e apólice de seguros adequadas. Afinal, para este tipo de serviço o que importa é a qualidade, o controle e a segurança sobre as etapas do processo.

Para conhecer melhor o nosso trabalho, basta entrar em contato.

Transportadora de Cargas Especiais

A Arghi atua há mais de 23 anos no Transporte de Cargas em todo o Brasil. Além disso, possui todas as certificações necessárias e a expertise de quem já foi premiado pela excelência e competitividade de seus serviços

Também atuamos em outros segmentos. Porém, mais do que isso, acreditamos na receita que tem dado certo junto a diversos parceiros de longa data: a confiança no serviço de qualidade que prestamos!

Para saber mais, visite nosso site ou agende uma conversa com um de nossos consultores:

Botao Fale Conosco