Transporte mais limpo, eficiente e barato do Brasil é pouco utilizado

Mercado Livre faz acordo com GOL e vai quadruplicar entregas aéreas

Líder no setor de logística hidroviária, a Hidrovias do Brasil tem atuado há mais de 10 anos no aproveitamento do modal mais promissor do país: as hidrovias.


Com uma extensão territorial que ocupa 47% da América do Sul, o Brasil é reconhecido mundialmente por apresentar uma fauna e flora riquíssimas, além de ser dono da maior bacia hidrográfica do mundo. Apesar disso, a logística hidroviária do Brasil ainda é bem pouco aproveitada.


“Estamos falando de um modal muito limpo, socialmente responsável, ambientalmente amigável, com custos mais eficientes, mas ainda bastante subaproveitado. O Brasil tem mais de 60 mil quilômetros de rios navegáveis. Menos de 30% desse potencial é utilizado de forma econômica ou comercial”, enfatiza o CEO da Hidrovias do Brasil, Fabio Schettino. “Temos a maior bacia hidrográfica do mundo, e somente uma parte ínfima de cargas a granel é transportada por rio”, completa.


Atual líder do setor de logística hidroviária, a Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no aproveitamento do transporte hidroviário em toda a América Latina. Fundada em 2010 pelo fundo de infraestrutura do Pátria Investimentos, tem desenvolvido e explorado um dos modais de transporte mais promissores do território brasileiro. Só para ter uma ideia, um comboio da Hidrovias do Brasil é capaz de substituir a frota de 1.500 a 1.600 caminhões.


Fonte: EXAME

Leia  a matéria completa no link

TRANSPORTE DE MERCADORIAS SEGUNDO A ANVISA: GUIA COMPLETO 2025
Por Rafael Borghi 17 de julho de 2025
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão regulador federal vinculado ao Ministério da Saúde que estabelece as normas para transporte de produtos sujeitos à vigilância sanitária.
Expresso Arghi faz a logística de medicamentos adequada às normas em vigor
Por Rafael Borghi 10 de julho de 2025
A Expresso Arghi está preparada para atender a essas demandas com soluções logísticas seguras, rastreáveis e em pleno cumprimento das regras vigentes.
Regulamentação do cultivo de cannabis medicinal no Brasil: avanços e desafios
Por Rafael Borghi 29 de maio de 2025
Em novembro de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou um divisor de águas ao autorizar o cultivo de Cannabis para fins medicinais no Brasil, estabelecendo um prazo de seis meses para regulamentação.
Mostrar mais