A pandemia e a necessidade de transformação

digital na área logística

A pandemia e a necessidade de transformação digital na área logística

A área logística foi uma das mais afetadas pela pandemia. Ao mesmo tempo, novas oportunidades surgiram, especialmente geradas pela transformação digital, que trouxe uma nova perspectiva ao setor.

O mundo não será o mesmo depois da pandemia de Covid-19. Vivemos algo totalmente novo na história recente, o que gerou impactos gigantescos nos hábitos, na saúde, na economia. E um dos setores mais impactados foi a área de logística, que teve de se reinventar diante do novo cenário e teve na transformação digital um dos seus mais importantes pilares de sobrevivência e evolução.


Para início de conversa, o principal fator desencadeador dessas mudanças foi a necessidade de isolamento social. A partir daí, o mundo precisou rever uma série de coisas e os hábitos de consumo foram afetados diretamente. Muitos negócios foram prejudicados e empresas perderam espaço no mercado.


No caso da logística, especificamente, os impactos também foram sentidos de imediato, uma vez que a demanda por cargas apresentou queda de mais de 40% em março de 2020, bem no início da quarentena, conforme levantamento da CNT – Confederação Nacional de Transportes.



Com isso, as empresas do setor precisaram buscar outras alternativas para garantir espaço no mercado. Uma delas é a transformação digital, com a adoção de soluções tecnológicas que agreguem benefícios ao negócio. Digitalizar-se, portanto, virou uma necessidade na área logística, um divisor de águas e um caminho sem volta impulsionado fortemente pelas novas demandas geradas pela pandemia.

Pandemia só fez acelerar o processo para novas oportunidades

A crise gerada pela pandemia de Covid-19 só fez acelerar a utilização de soluções digitais por parte do setor logístico. Essa constatação foi destaque em abril do ano passado, no início da pandemia, quando a Câmara de Comércio Árabe Brasileira promoveu um webinar internacional para discutir o futuro do setor logístico face aos desafios enfrentados pela pandemia e as novas demandas que surgiram.


O boom gerado pelo e-commerce foi o grande responsável por aumentar o número de entregas e agilidade virou palavra de ordem no negócio, o que exigiu investimentos na digitalização e redesenho dos processos. A consequência disso foi a necessidade de utilização de novas tecnologias que auxiliassem nesse momento. 


O encontro da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que contou com as presenças de representantes de empresas do setor e de representantes da esfera pública, enfatizou que a crise trouxe um legado à área logística: a aceleração do uso de ferramentas digitais.

Fernanda Rezende, coordenadora de desenvolvimento de transportes da CNT, falou que “mecanismos remotos e mais inteligentes já estavam sendo desenvolvidos, mas seu uso foi acelerado''. 


Ela citou a digitalização de trâmites aduaneiros, a criação de novas plataformas digitais e a utilização do blockchain na cadeia de suprimentos, principalmente na navegação. “A crise impulsionou muito a utilização das plataformas digitais na relação comercial”, afirmou.



Já o gerente da TradeLens na Maersk Line, Nicolas Buhmann, falou sobre os “impactos para o transporte marítimo”, mas lembrou também as oportunidades, principalmente a digitalização dos processos. O TradeLens é uma plataforma digital para troca de documentos entre os participantes da cadeia de suprimentos, como transporte, portos e autoridades aduaneiras.

Demandas impulsionaram o surgimento de soluções

O vice-presidente de educação da Associação Brasileira de Logística Edson Carillo, no portal Pulsus, destacou que “a utilização de soluções tecnológicas, que vão desde a utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, uso de aplicativos de negócios, rastreadores de encomendas robustos, até a gestão de frotas em tempo real, inteligência artificial, automação dos processos de liberação de pedidos, gestão dos armazéns, entre os outros. Muitas das soluções de tecnologia corporativas não são totalmente novas, mas assumem novas formas ou migram para novas áreas”.

Tecnologia aplicada na prática nos processos logísticos

O processo logístico é abrangente e complexo, exigindo uma parte considerável de trabalho manual, o que demanda tempo e recursos humanos. Justamente no sentido de otimizar e agilizar processos, um dos maiores desafios do setor provocado fortemente pelo e-commerce, que vem com uma proposta de rapidez e imediatismo, o aumento da competitividade e a redução de custos se mostram fatores primordiais para definir o grau de competitividade das empresas do setor.


E é nesse momento que a tecnologia e a transformação digital fazem toda a diferença no sucesso do setor logístico, em várias áreas e processos como cotação de transportes, monitoramento de entregas e gestão e pagamento do frete, dentre outras.



Abaixo, veja alguns exemplos de como a tecnologia aplicada a processos desempenha um diferencial primordial hoje no mercado:

Cotação de transportes

A cotação de transportes na era digital, além de ser mais eficiente, é mais simples. Soluções para contratação de fretes tem o propósito de acabar com a burocracia de uma vez por todas. Plataformas para a cotação online integram o transportador que oferta um transporte e o embarcador que busca um fornecedor. Sem excessivas ligações e trocas de e-mails.

Monitoramento de entregas

A gestão de entregas foi uma das atividades que mais se transformou na era da tecnologia na logística. Soluções para o monitoramento de entregas são capazes de reunir e integrar todas as informações sobre a carga, tudo em tempo real. Assim, os gestores retêm o máximo de informações e estão no controle da operação.

Gestão do pagamento de frete

Os pagamentos dos fretes contratados podem apresentar algumas divergências que custam caro ao embarcador. Entretanto, com a auditoria de pagamentos automatizada, softwares especiais realizam a conferência dos pagamentos e eliminam os erros. 


A transformação digital trouxe uma nova realidade à logística. Processos mais ágeis, eficientes e precisos, com diminuição de riscos, foram alguns dos ganhos alcançados. O que se espera daqui pra frente é manter a continuidade desse processo evolutivo, rompendo paradigmas e proporcionando cada vez mais ganhos aos clientes e às empresas. O desafio está lançado.

RDC 430 e as novas exigências da ANVISA

Além dos tópicos mencionados anteriormente, a pandemia também deixou em maior evidência algumas etapas e instituições da cadeia logística. Alguns termos e portarias, como as RDCs da ANVISA ganharam o noticiário. 


A RDC 430 não é das mais conhecidas, mas impacta diretamente o transporte de medicamentos e demanda o controle e registro digital das temperaturas durante todo o trajeto.

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