ID Logistics lança primeiro robô autônomo para inventários com IA

ID Logistics lança primeiro robô autônomo para inventários com IA

A ID Logistics acaba de revelar o primeiro robô autônomo para inventários a operar com inteligência artificial (IA). O ASTRID, desenvolvido em conjunto pela ID Logistics e pelas empresas francesas E-Dentic e Wyca, não necessita de intervenção humana para conhecer a sua rota, orientar-se ou realizar trabalhos de inventário.


A realização de um inventário é uma tarefa complexa e morosa, tanto para o operador logístico como para os seus clientes. Num contexto de interrupções de produtos relacionadas com dificuldades na cadeia de abastecimento e crises de saúde globais, os stocks e os tamanhos dos armazéns tendem a aumentar.


O robô autônomo para inventários ASTRID responde a dois desafios: otimizar a fiabilidade do stock em armazém, realizando inventários de alta velocidade de forma 100% autônoma e fornecer, em tempo real, toda a informação necessária para a adequada gestão da cadeia de abastecimento dos seus clientes.


Possui capacidade para verificar 5.000 paletes por hora, o que é 20 vezes mais rápido que um drone, que geralmente exige um operador próximo, e 100 vezes mais rápido que um inventário manual. 


Leia a matéria completa em: Logweb

Custos logísticos devem consumir 15,5% do PIB em 2025: como reduzir esse impacto
Por Rafael Borghi 3 de outubro de 2025
Um estudo recente do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) traz um alerta para o setor produtivo brasileiro: os custos logísticos devem representar 15,5% do PIB nacional em 2025.
Mercado Livre chega ao balcão das farmácias: opção digital, desafios legais e a responsabilidade
Por Rafael Borghi 1 de outubro de 2025
O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina, acaba de fazer uma movimentação importante: confirmou a aquisição de uma farmácia em São Paulo.
Regulamentação do cânhamo no Brasil: Oportunidades e desafios logísticos
Por Rafael Borghi 9 de setembro de 2025
O Brasil está próximo de um marco regulatório que pode impulsionar setores estratégicos da economia: a autorização do cultivo do cânhamo...
Mostrar mais