ESQUADRILHA DA FUMAÇA - PARTE 3

Parte 3 – Os anjos da Guarda

Foi um aviador da Royal Air Force que identificou, durante a batalha da Inglaterra, em 1940, os culpados pelos inevitáveis enguiços mecânicos que aconteciam quando os aviões eram mais solicitados: eram os Gremlins, os espíritos das máquinas e ferramentas.

Diz a lenda que os travessos Gremlins já foram muito úteis ao homem, inspirando suas invenções. Mas os inventores lhes negaram crédito e tal insulto levou os pequeninos espíritos a se colocarem contra a humanidade – e agora, em vez de ajudarem, eles dificultam o funcionamento das máquinas e ferramentas. Em sua forma mais simples, o Efeito Gremlin (EG) se manifesta quando, numa distração súbita, o martelo atinge seu dedão ao bater um prego. A principal característica do EG é agir sobre componentes irrelevantes: um mecânico desmonta todo o motor para só no final descobrir que o defeito poderia ser corrigido com um simples aperto de parafuso.

A equipe de mecânicos da Esquadrilha da Fumaça conhece muito bem os Gremlins – e seus vinte sargentos e seu oficial comandante dificilmente caem as suas armadilhas. São homens práticos e com instinto para caçar os monstrinhos escondidos nos T-27 do EDA. São escolhidos entre os melhores da Força Aérea Brasileira e servem voluntariamente na Fumaça por períodos que variam entre quatro e seis anos.

Os pilotos costumam chamá-los de “Anjos da Guarda” e seu trabalho nos bastidores é fundamental para o sucesso das apresentações. Especialistas em instrumentos, eletricidade, eletrônica, hélices, mecânica, armamento, administração, equipamentos de voo e hidráulica, eles revezam-se em turnos de trabalho ao lado dos pilotos.
Responsáveis pela segurança do voo, os anjos da guarda são verdadeiros caça problemas. Cada peça, cada parafuso, cada detalhe dos equipamentos estão sob sua constante vigilância. Assim que os aviões aterrissam, começam a adejar em torno deles e, como se fossem braços de um mesmo corpo, checam todos os sistemas, colocam os calços nos aviões, limpam os canopis. Chefiada por três oficiais da Fumaça, a equipe de terra cuida de todos os detalhes para um voo seguro durante as demonstrações e deslocamentos. Mesmo assim, o Efeito Gremlin inevitavelmente entra em ação: a partida do T-27 pode falhar, o ar condicionado pode quebrar, um flap emperrar. Como diz o comandante, “avião significa manutenção permanente, senão fica impossível voar. Nós colocamos nossas vidas nas mãos desses sargentos.”
Azul e GOL: uma fusão no horizonte?
Por Rafael Borghi 24 abr., 2024
O cenário da aviação brasileira pode estar prestes a mudar. A Azul Linhas Aéreas está em negociações para uma possível fusão com a GOL, que recentemente pediu recuperação judicial nos Estados Unidos devido a uma dívida de mais de R$ 20 bilhões.
Transporte de dispositivos médicos: a importância da logística especializada
Por Rafael Borghi 21 fev., 2024
Com a aprovação da Reforma Tributária, o ano de 2023 marcou um capítulo importante para o mercado de dispositivos médicos no Brasil, trazendo mudanças significativas para o setor. A partir da reforma e da mudança nas tributações, veio a isonomia tributária para dispositivos médicos em compras públicas e nas Santas Casas, além da manutenção do desconto de 60% na alíquota padrão.
Arghi dá exemplo de sustentabilidade com reciclagem de papel
Por Rafael Borghi 12 dez., 2023
No decorrer do ano de 2023, a Arghi, empresa comprometida com práticas sustentáveis, alcançou um marco notável ao reciclar 280 quilos de papel.
Mostrar mais
Share by: