A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

A atuação do farmacêutico nas empresas de transporte e logística

Na área logística, é fundamental o apoio dos profissionais de farmácia. 
Entenda como essa área é atendida na Arghi.

A atuação do farmacêutico na Expresso Arghi

A atuação diária do farmacêutico em uma transportadora é de suma importância para garantir que todos os processos sejam executados de maneira correta, como regem as Boas Práticas de Transporte e as legislações pertinentes, além de assegurar a empresa no processo de regularização em órgãos profissionais e sanitários competentes;

Na Expresso Arghi, o farmacêutico tem função importantíssima. Ele(a) não é só um profissional obrigatório nos processos de licenças devido as exigências da ANVISA, mas também um diferencial na forma de atuação dentro do Organograma da empresa. Possui a liberdade e autonomia de atuar em todos os departamentos, participando de reuniões de alinhamento e decisões estratégicas em busca de melhorias contínuas dos processos, o que possibilita atingir um dos principais objetivos da organização: A qualidade nos serviços prestados e a melhoria contínua!

Com o apoio da Diretoria, anualmente, é realizado um trabalho de auditoria entre os departamentos com objetivo de identificar falhas em qualquer etapa do processo e elaborar planos de contingência para tratar esses pontos e melhorar. E os profissionais de cada departamento são estimulados a desenvolver e melhorar seus próprios procedimentos frequentemente.  

Apoio comercial e operacional

O engajamento com o departamento comercial se torna um diferencial, onde todas as decisões são trabalhadas em conjunto com o profissional farmacêutico permitindo somente o transporte de produtos registrados e de empresas autorizadas junto aos órgãos competentes, além de garantir o transporte apenas de produtos licenciados pela ANVISA.

Além do departamento comercial, o profissional farmacêutico na expresso Arghi tem um grande envolvimento na área operacional, garantindo que os produtos com controle de temperatura sejam entregues dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante, onde se acompanha todo o trajeto da carga até o cliente final, orientando nossos parceiros no correto manuseio e manutenção de gelo caso necessário, no caso de produtos perecíveis. identificar e NÃO autorizar o transporte de cargas incompatíveis no mesmo veículo, e checar as condições dos veículos utilizados para o transporte dos produtos. Outro fato importante são as ações preventivas para evitar avarias nas mercadorias. O farmacêutico atua, inclusive em contato com motoristas e ajudantes.

E não para por ai. O departamento administrativo também sofre suas influências com relação as exigências dos procedimentos que envolvem outros departamentos. Dessa forma, a Arghi trabalha integrada em conjunto e principalmente com autonomia para que cada departamento entenda sua importância e seus objetivos.

Dentre outras atividades realizadas pelo farmacêutico estão a Capacitação de nossos colaboradores, começando no processo de admissão, onde o funcionário em seu primeiro dia de trabalho passa pela integração afim de conhecer toda a estrutura da empresa e se sentir acolhido pela sua nova equipe de trabalho.

A capacitação se dá através de treinamentos periódicos de todos os procedimentos com objetivo de manter a equipe atualizada de suas atividades.

Compromisso com a qualidade e segurança no transporte

Por fim, é imprescindível que todos os produtos cheguem em ótimas condições aos nossos clientes, e para isso, é fundamental a atuação e acompanhamento do farmacêutico para garantir o cumprimento das boas práticas na cadeia de transportes. Seja ele produtos para a saúde ou não. Quanto maior o envolvimento, melhor são os nossos serviços prestados. Assim, é por essas e por outras que a Arghi faz melhor, faz muito mais!
Custos logísticos devem consumir 15,5% do PIB em 2025: como reduzir esse impacto
Por Rafael Borghi 3 de outubro de 2025
Um estudo recente do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) traz um alerta para o setor produtivo brasileiro: os custos logísticos devem representar 15,5% do PIB nacional em 2025.
Mercado Livre chega ao balcão das farmácias: opção digital, desafios legais e a responsabilidade
Por Rafael Borghi 1 de outubro de 2025
O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina, acaba de fazer uma movimentação importante: confirmou a aquisição de uma farmácia em São Paulo.
Regulamentação do cânhamo no Brasil: Oportunidades e desafios logísticos
Por Rafael Borghi 9 de setembro de 2025
O Brasil está próximo de um marco regulatório que pode impulsionar setores estratégicos da economia: a autorização do cultivo do cânhamo...
Mostrar mais